segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Uma verdade desconveniente – Observando a vitoria por um ângulo diferente.


Que maravilha! Que país maravilhoso! Que cidade maravilhosa! Todos estão eufóricos, atônitos, alegres, em êxtase e tudo mais que possa ser caracterizado como prazer. No dia 2 de outubro de 2009 foi anunciado que o Rio de janeiro ira sediar as olimpíadas de 2016. Nos já temos duas copas, um pan-americano e agora vamos ter uma (há sim temos um astronauta também, poxa fala serio quem se lembra do Marcos Pontes? Num país onde não se da valor a ciência esse tipo de coisa cai rapidamente no esquecimento; porem o que acho mais incrível é que as pessoas nunca vão esquecer da dança do CRÉU. Uma dança idiota faz muito mais sucesso que a ciência nesse país; haf que falta de cultura. E há quem diga que isso faz parte da cultura brasileira, sinceramente prefiro ficar sem cultura à ter isso.) olimpíada também. So ficara nos faltando agora uma olimpíada de inverno ( coisa impossível aqui; so que hoje em dia temos uma tecnologia tão grande que não duvido nada que daqui a um tempo eles num dêem um jeito de trazer neve artificial) e um prêmio Nobel.

Sem sombra de duvida isso já melhora um pouco a imagem do Brasil. Um investimento enorme, um gasto gigantesco. Varias pessoas serão beneficiadas e o mundo inteiro vai estar com os olhos voltados para nos, o Brasil esta de fato se tornando uma potência.

Não sou contra esse tipo de evento nem muito menos sou um comunista extremamente conservador; mas acho uma tremenda injustiça o mundo inteiro parar e ficar de olho nisso, creio eu que temos coisas bem mais importantes para resolver. Milhões de pessoas passam fome na África, a Ásia é uma tremenda bomba relógio, a América Central é uma coisa complicadíssima, a América do Sul nem se fala (prefiro não comentar) e o mundo todo se focalizar em um evento de duas semanas? Isso é um tremendo egoísmo.

Gostaria que antes de termos as olimpíadas, tivéssemos serviços básicos de qualidade. É melhor sermos uma potencia em outras coisas, devemos nos espelhar em coisas boas. Precisamos de uma saúde de qualidade tipo: Cuba, França ou Inglaterra; (Vocês devem estar se perguntando por que não almejo um sistema de saúde igual ao dos E.U.A. bom prefiro o sistema brasileiro ao deles. Sei que é difícil acreditar mas o sistema de saúde dos E.U.A. é um horror; se quiser conferir indico o documentário SICKO SOS Saúde de Michael Moore é muito legal!) uma educação como a da Islândia, Dinamarca ou França; uma policia e um poder judiciária como o dos E.U.A. (agora sim).

Lembro como se fosse hoje; em 2006, ano de copa do mundo, as ruas ficaram desertas nunca me senti tão seguro, creio eu que qualquer pessoa poderia andar tranquilamente pelas ruas sem correr o risco de ser assaltado. A que ponto nós chegamos? Um país inteiro parar e ver uma bola rolar enquanto temos cerca de 50 milhões de pessoas vivendo com uma qualidade de vida qualificada como: miséria.

Já temos duas copas, um pan-americano,um astronauta e agora uma olimpíada. Isso não é o bastante, uma olimpíada de inverno e um prêmio Nobel se tornam fundamental. Não quero estes eventos propagandísticos fruto de um capitalismo egoísta, nem muito menos uma cidade maravilhosa ou um país maravilhoso. Observando o fato por esse ângulo essa maravilha é realmente uma maravilha? Eu quero um mundo maravilhoso com uma qualidade de vida maravilhosa; não apenas para o meu país, estado, cidade, bairro ou para mim; mas para o mundo todo. Para todos aqueles que possuem uma qualidade de vida considerada: miserável. Eu bem que poderia ser normal, mas pra quê?

Um comentário: